A CIDADE DE DOIS IRMÃOS

……….Localizada na região Metropolitana de Porto Alegre, Dois Irmãos está a 52km de distância da capital, na região turística do Vale do Rio dos Sinos. A cidade teve sua colonização após a vinda dos alemães ao estado para a antiga Colônia de São Leopoldo. Aportaram no Rio de Janeiro e chegaram ao Rio Grande do Sul em 29 de setembro de 1829, dia de São Miguel.
……….Conta a tradição que em homenagem ao Arcanjo Miguel, os colonos estabeleceram essa data como seu marco fundante, nomeando a cidade inicialmente de São Miguel de Dois Irmãos, devido também à vista de dois morros gêmeos que se tem ao chegar à cidade. Esta data até hoje é comemorada no “Michelskerb”, Kerb de São Miguel.


……….Uma cidade com as belezas de Dois Irmãos é um convite à visitação. Em tudo se vive a identidade cultural. Prédios históricos, igrejas, festas, praças, camping e cascatas.
……….Em 1832, os colonos católicos inauguraram a capela em honra a São Miguel. O lugar onde foi erguido um templo de madeira é, provavelmente, o mesmo onde a partir de 1869 foi construída a Antiga Matriz de São Miguel, com traços góticos, concluído em 1880, hoje tombado como Patrimônio Histórico do Estado. A atual a Paróquia São Miguel foi inaugurada em 1979.

……….Percorrendo a Avenida São Miguel, é possível identificar outros pontos turísticos da cidade, como a Sociedade de Canto Santa Cecília (1927), a Sociedade Atiradores (1897), a Escola Imaculada Conceição (1900), a Igreja Evangélica (1855), a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (1938), além de casas de comércio, entre elas a casa que hoje abriga o Museu Histórico Municipal.
……….Construído em 1658, o Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos é um espaço onde ocorrem atividades que integram a comunidade, através de um trabalho de resgate da identidade cultural e da valorização da história dos imigrantes alemães que, a partir de 1825, deram origem à cidade. A casa que hoje abriga o museu permaneceu com os herdeiros da família Kieling até 1985, quando foi adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal para sediar o Museu Histórico Municipal, oficialmente instalado em 1989.
……….A Casa Kieling, como é conhecida devido à família que a habitou por quase 100 anos (de 1893 até 1985), possuindo o sistema construtivo em estilo enxaimel trazido pelos imigrantes alemães. Atualmente, a casa representa um dos poucos exemplares deste estilo, ainda íntegros, no perímetro urbano de Dois Irmãos.

……….Dentre outros atrativos nas proximidades do centro da cidade estão ainda a Praça do Imigrante, a Cascata São Miguel, a Ponte de Pedra, o Parque Municipal Romeo Benício Wolf, o Shopping Portal da Serra, o Casarão Pub, o Palco Móvel, a Cervejaria Hunsrück e a Reserva Ecológica Família Lima.
……….Localizada na divisa dos municípios de Ivoti e Dois Irmãos, a Cascata São Miguel é um dos pontos turísticos mais bonitos de Dois Irmãos. Devido a sua beleza natural, com uma queda de 50 metros, despenca no Arroio Feitoria em um lago tranquilo rodeado de paredões verticais de pedra.
.

……….Um paraíso ecológico onde se pode apreciar as belezas naturais da Mata Atlântica, a reserva funciona de setembro a maio das 8h às 18h. Situada entre Dois Irmãos e Sapiranga, a 60 km de Porto Alegre, conta com cinco cachoeiras que formam piscinas naturais onde é possível tomar banho de cachoeira, possuindo restaurante, assim como áreas com churrasqueiras, campo de futebol e quadra de areia para vôlei. Dentre as atividades dentro da reserva estão trilhas, rapel e tirolesa.

Deixe uma resposta