Os Caminhos da Matriz (Porto Alegre/RS) – Roteiro 2

……….No último sábado acompanhei o evento Os Caminhos da Matriz – Roteiro 2, em Porto Alegre. Buscando aproximar a população com a história, a cultura e o patrimônio da cidade, os Caminhos recebem o público em geral, de forma gratuita, todo último sábado do mês, a partir das 14h sempre em frente ao Monumento a Julio de Castilhos, localizado na Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz). Nos últimos encontros, visto que a praça se encontra em reformas, o ponto de encontro tem sido em frente ao Memorial do Judiciário.

Memorial do Judiciário

……….Com visitas guiadas por cada membro das instituições participantes, o Roteiro 2, que ocorre bimestralmente, contempla os seguintes locais: Arquivo Público, Biblioteca Pública e Memorial do Judiciário.

Memorial do Judiciário

.

Memorial do Judiciário

……….O primeiro local visitado nessa edição do Roteiro 2 foi o Memorial do Judiciário. Criado em 1998, como Projeto de Memória e, posteriormente, como Centro de Memória do Judiciário Gaúcho , em 2000, o Memorial conta com um museu e alguns espaços voltados para exposições. No térreo do Palácio da Justiça, em sua Sala de Exposições está acontecendo até maio de 2018 a exposição “Minhas Memórias, Nossa História”, apresentando um olhar sobre a família no Estado e no Brasil.

.

.

Memorial do Judiciário

………..No mesmo local também é possível conhecer o projeto “Formando Gerações” e presenciar de forma interativa e prática do funcionamento de um tribunal e seu júri. Voltado para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, o projeto recebe visitas agendadas por escolas.
………Dentre outras exposições temporárias e permanentes estão o “Casamento em um Palácio”, que conta com a história da utilização do local para casamentos, e a exposição fotográfica “Vinte Anos do Presídio Central”, com fotos de juiz Sidnei Bruska e do fotógrafo Marco Aurélio Couto.
………..O Memorial funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, sendo possível agendar visita para conhecer as exposições e outras dependências, bem como seu conjunto moderno arquitetônico.

 

.

.

.

Arquivo Público

………..O segundo local foi o Arquivo Público. Construído com o objetivo de adquirir, conservar e classificar documentos do Estado, suas instalações, seu Prédio I foi construído entre 1908 e 1910. projeto do arquiteto francês Maurício Gras e executado por Afonso Hebert, o prédio “escondido” às vistas do público é de grande beleza estética. Posteriormente, para abranger a crescente demanda, foram construídos outros dois prédios.

.

Arquivo Público

……….Em 1991, seu conjunto foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Dentre os muitos documentos de seu acervo constam mais de 6 milhões de processos jurídicos do final do século 18, assim como cartas de alforria do século 19, estas disponíveis para consulta on line no próprio site da instituição.
………..O Arquivo é aberto ao público com visita agendada, sendo possível pesquisar por certidões de nascimento, casamento, óbitos, realizar pesquisas históricas e acadêmicas, assim como levantamento de documentos para atividades técnicas e jurídicas relacionadas ao Estado.

.

.

.

.

Biblioteca Pública

……….O último local visitado foi a Biblioteca Pública. Inaugurada como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil (1922), foi projetada sob influência da doutrina positivista, com estilo Império. Dentre suas salas, a biblioteca conta com outros estilos, como o rococó, o gótico, o florentino e o egípcio.
……….Devido a sua expressiva construção foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1986 e, em 2000, como Patrimônio histórico e Artístico Nacional.
……….Dentre seus setores estão a administração, o setor de braile, de empréstimo, de multimeios e de restauro, além de ser referência para pesquisas, possuindo um setor exclusivo de acervo sobre o Rio Grande do Sul. Após oito anos fechada para reformas em sua estrutura, está aberta para visitação de segunda a sábado.

……….E para quem ficou de fora desse belíssimo encontro, os próximos eventos acontecerão nos dias 26 de agosto, 30 de setembro, 21 de outubro e 25 de novembro, sempre a partir das 14h. Não perca a oportunidade de ter uma tarde cultural, conhecendo um pouquinho mais de Porto Alegre!!! Convide os amigos e participe! É gratuito!

.

INFORMAÇÕES

POST RELACIONADO

Deixe uma resposta